COMO DORMIR? Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas.
Muitas vezes, não conseguimos manter um joelho sobre o outro, e encostamos o joelho que está em cima no colchão, o que causa uma torção. Neste caso, recomenda-se utilizar um pequeno travesseiro embaixo do joelho.Evite colchões macios, que não dão sustentação, e colchões muito duros, pois os ombros e o quadril ficarão mal acomodados. Para ver qual o colchão ideal, consulte as tabelas de densidade de espuma, que relacionam o peso e a altura da pessoa.
COMO LEVANTAR CORRETAMENTE DA CAMA? Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para n ão agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo que coloca as pernas para fora da cama. NÃO TENHA VERGONHA, TESTE O COLCHÃO Você deve optar pelo colchão após experimentá-lo na loja. Teste experimentando em todas as posições de uso. É fundamental experimentar mais de um tipo para poder estabelecer um referencial. Tente imaginar usando-o todos os dias e após isto decida MUITO RÍGIDO Entorta a coluna e pode machucar os quadris, os ombros e as coxas. rígido: Um colchão assim também exige muito dos músculos, quando eles deveriam repousar.
MUITO MACIO Não dá a sustentação necessária para as partes mais pesadas do corpo, como os quadris, os ombros e as coxas. Em vez de moldá-las, ele afunda, desviando a coluna.
O MELHOR COLCHÃO É firme, nem macio nem rígido demais, seja qual for o material do qual é fabricado. Nele, todas as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica reta, sem ser forçada.
CUIDADOS E CONSERVAÇÃO Recomenda-se virar o colchão uma vez por mês no sentido lateral e longitudinal. Alguns modelos mais caros dispensam esse tipo de cuidado. A maior parte dos fabricantes atualmente usa tecidos antimicrobianos, antialérgicos e antimofo.
De qualquer maneira, é recomendável aspirar o colchão uma vez por semana, além de deixá-lo em local ventilado, se possível, exposto ao sol. Além do tempo de validade indicado pelo fabricante, alguns sinais indicam que é hora de trocar de colchão. Deformações na superfície, molas que são sensíveis ao toque, em lugares onde antes não eram perceptíveis e a qualidade do próprio sono durante a noite ajudam a perceber o desgaste sofrido pelo uso.